Deus é injusto ?


Olá gente!
Depois de tanto, tanto, taanto tempo eu votei. E vocês podem perceber que houveram muuitas mudanças por aqui, mas vou falar sobre elas em outro post, porque como vocês puderam perceber pelo título, tenho outro assunto em mente.
Deus é injusto?
Você pode pensar "Ah, isso jamais me passou pela cabeça", mas quando algo drástico acontece em nossas vidas, é um pouquinho difícil não considerar isso. Esse pensamento surgiu com bastante força em minha vida quando minha mãe morreu e pode ser que esse seja o seu pensamento também, portanto hoje vamos explorar isso.


Deus é injusto?

"Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado. Pois tu ó Deus, me tens feito sofrer o dia inteiro e todas as manhãs me castigas."
Salmos 73.13-14

Seria o Todo-Poderoso injusto?
Vivemos tempos difíceis. Tempos em que vemos pessoas boas, honestas, santas e servas de Deus sofrendo, passando fome, doentes e até mesmo morrendo. Diante de tudo isso temos (na maioria das vezes) duas reações negativas:
  1. Apontamos o dedo e culpamos a pessoa e seus pecados 
  2. Duvidamos da justiça de Deus
E é exatamente esse tipo de pensamento que pretendo trabalhar nesse post.

Quando pensamos que Deus é injusto?

  • Quando as coisas não saem conforme o planejado, temos a tendência de culpar alguém ou algo e algumas vezes acabamos culpando Deus. Quem não se lembra de Adão e Eva quando foram pegos no seu pecado lá no Édem, ou quando Acabe chama Elias de causador de problemas quando na verdade quem o fazia era ele mesmo. Sempre queremos culpar os outros e quando não encontramos uma pessoa, culpamos a Deus.
  • Quando perdemos alguém querido: é bem difícil perder alguém que você ama. E isso fica ainda mais difícil quando a pessoa, além de querida era um servo(a) de Deus. Pois pensamos: como Deus pôde fazer tal coisa ou deixar isso acontecer?
  • Quando algo põe em dúvida a nossa fé
  • Quando lemos algumas histórias bíblicas. Quem nunca duvidou do senso de Justiça de Deus quando lê a história de Uzá, Jó, Jônatas etc. Pessoas que na nossa visão não deveriam morrer ou sofrer.
E o maior problema resultante desse tipo de pensamento é que alguns, sem resposta para essa indagações acabam abandonando a fé em Deus. Mas, por quê pensamos que Deus é injusto?


 Por quê pensamos que Deus é injusto?

  • Porque temos dificuldade de confiar em Deus.
Você já parou pra pensar no porquê de Eva ter cedido ás tentações do Diabo? Não foi unicamente porque ela queria ser igual a Deus, mas também porque ela não confiava 100% que Deus estaria lá em todos os momentos, sustentando-a e ajudando-a em suas necessidades. Assim como Eva, ás vezes temos dificuldade em confiar em Deus, em seus planos e julgamentos.
  • Porque o conhecemos mal
A maioria das pessoas tem dificuldade em confiar em quem não conhecem. E o mesmo funciona para com Deus. Não confiamos Nele e em seu julgamento quando não o conhecemos. 
Pense em uma criança: quando ela está no alto e seu pai pede para que ela se jogue pois ele vai segurá-la; geralmente ela se joga. Porquê? Porque ela sabe e confia que seu pai vai estar lá. Mas e se fosse um estranho? Alguém com quem ela raramente passa um tempo junto e não tem intimidade alguma? Ela provavelmente não se jogaria ou hesitaria ao fazê-lo pois ela não confia nele.

Mas, afinal Deus é justo?

Deus é justo?

Sim. Sem uma sombra de dúvidas Deus é justo.
A Bíblia diz em Salmos 9.8 que: "Deus governa o mundo com justiça e julga os povos de acordo com o que é direito."
Mas se Deus é justo porque ele deixa que coisas ruins recaiam sobre nós?
  • Porque Deus tem propósitos maiores como por exemplo: nos corrigir (como ele fez a Davi, quando levou seu filho com Bate-Seba) ou para nos ensinar como fez com Jó (leia Jó 36.15)
  • Deus vê além. Nós somos como crianças de 1 ano, que tem um muro enorme na sua frente. E Deus é como o adulto que consegue ver o que há depois do muro. Confie nas orientações que Deus tem pra você, confie no que Deus faz na sua vida, pois ele "governa o mundo com justiça", ele vê além do muro.
  • Deus não nos conta tudo. Há coisas que Deus não nos fala. Pense em seus pais quando você era criança. Eles certamente não lhe explicavam tudo sobre as coisas que aconteciam no mundo, sobre os problemas que eles enfrentavam etc. Porquê? Porque você era pequeno demais para entender. Assim é Deus para conosco.
Apesar das dúvidas que assolam o seu coração, nunca perca a confiança em Deus pois ele sabe o que faz. E eu gostaria de fazer algo diferente hoje. Pegue sua Bíblia, sua caneta, seu papel, e volte lá no Salmo 73, leia-o por completo e veja como a indagação de Asafe sobre a justiça de Deus se finaliza. Deixe sua reflexão sobre a conclusão dele aqui nos comentários, e quem sabe, não voltamos ao assunto semana que vem?

"Deus é bom demais para ter ímpetos de crueldade, sábio demais para errar e profundo demais para explicar."

Fiquem com Deus!
Beijos, 
Eva.


Comentários

  1. aaa que texto maravilhoso minha amiga, fico feliz que tivemos essa mudança <3
    confiar em Deus é a melhor escolha, os Seus propósitos são muito maiores e perfeitos :)
    beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas