#Desintoxicação - Largue


A paz do Senhor, galera!
Neste primeiro post de 2018, eu quero apresentar a vocês uma série que teremos aqui no blog chamada Desintoxicação. Essa ideia veio de um blog que segui há muito tempo e que fez uma série de posts com o mesmo título. Eu gostei da ideia e resolvi começar o mês de Janeiro fazendo essa desintoxicação. Não alimentar, mas espiritual.
Para isso, vou me basear no sermão da Montanha (Mateus 5-7). Porém hoje, vamos iniciar em Mateus 4.20,22:


"Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus (...) E no mesmo instante,
eles deixaram o pai e o barco e foram com Ele."
Mateus 4.20,22

Neste momento do versículo, Jesus está convocando os irmãos Simão (Pedro) e André (v.18-20). E também os irmãos Tiago e João (v.21-22). O que mais me chama a atenção nessa passagem é o fato de que esses homens mal conheciam a Jesus e provavelmente nunca ouviram sequer falar nele antes. Quem era Jesus até então? Um homem comum, vindo de uma região não muito popular, carpinteiro, filho de pessoas comuns... E aqueles homens, eram homens de família que tinham esposas, filhos, pais. Mas no instante em que Jesus se aproxima deles e diz: "Venham comigo que eu os farei pescadores de gente", eles largam LOGO as redes, os pais, a família, tudo, pra seguir um desconhecido. A Bíblia diz que eles largam logo, no mesmo instante. Eles não pedem um tempo pra pensar, não hesitam em fazê-lo, eles apenas abandonam tudo por Jesus.
Entretanto, você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver comigo?
Pense bem. Se esses homens, abandonaram tudo por uma pessoa que nem conheciam, quanto mais nós, que o conhecemos e que já ouvimos inúmeras vezes sobre o seu sacrifício lá na cruz, também não devemos abandonar de imediato tudo aquilo que ele pede para abandonarmos?

Pessoas que decidiram abandonar algo por Deus

  • Eliseu: Eliseu abandonou o seu pai e a sua herança, para seguir um profeta procurado pelo rei e a rainha, um homem condenado a morte pelas autoridades israelenses. A sua recompensa no futuro, foi se tornar um homem ainda mais cheio do Espírito Santo que seu antecessor e receber uma recompensa ainda melhor: a vida eterna.
  • Abraão da mesma forma também abandonou a sua terra, a sua parentela e a casa de seu pai, para seguir à um lugar desconhecido.
  • Rute, abandonou sua família e sua nação para seguir a sua sogra à uma terra onde sabia que seria rejeitada. Sem promessa alguma de um futuro melhor. Sua recompensa? Casou-se com um homem bom e bem-sucedido (coisa incrível de acontecer a uma mulher viúva e estrangeira naquela época) e tornou-se membra da família do rei Davi e consequentemente, do Rei Jesus.

Pessoas que decidiram não abandonar algo por Deus

  • Saul é um belo exemplo disto. Ele foi ordenado a abandonar as riquezas dos amalequitas. Mas sua ganância foi tamanha, que em vez de largar tudo aquilo por respeito à ordenança de Deus, ele desobedeceu. Consequência? Saul enlouqueceu e perdeu definitivamente sua salvação ao suicidar-se durante a guerra contra os filisteus.
Podemos então perceber que sempre é melhor abandonar aquilo que não agrada a Deus. Então, o que devemos abandonar?
  • Hábitos pecaminosos: algumas coisas pecaminosas que cometemos e que já viraram rotina. Uma "mentirinha" aqui ou ali, algum ato pecaminoso que por algum motivo resolvemos ignorar. Abandone-o.
  • Coisas específicas: Deus sempre pede que abandonemos algumas coisas específicas. Algo que ele não pede a outros, ele pede a nós. E essa coisa pode ser um amigo, um aplicativo, uma roupa... qualquer coisa. Algo que ele quer unicamente de nós.
  • Pontas soltas: Largue as coisas que ficaram pendentes na sua vida: uma mágoa, um desentendimento que não foi resolvido, um sentimento ruim... apenas largue! Abandone tudo aquilo que não te acrescenta. Resolva suas pendências.
  • Ídolos: Eu acho que 75% do antigo testamento são avisos de Deus para que o povo abandone os ídolos. E não é preciso nem comentar o que acontece a eles no final quando eles resolvem não largar aqueles ídolos, não é mesmo? Portanto, hoje, comece 2018 abandonando tudo aquilo que vem tomando o lugar de Deus em seu coração. Por mais difícil que seja, você vai acabar percebendo que largar os ídolos é a melhor coisa a se fazer, e que colocar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar na sua vida vai fazer com que todos os seus sonhos sejam realizados e que tudo de bom lhe seja acrescentado.
"Gostemos ou não dessas ordens, nós obedeceremos ao Senhor, nosso Deus, com quem você vai falar em nosso favor. Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem para nós."
Jeremias 42.9

Enfim galera, espero que tenham gostado do post de hoje. 
Em breve estarei de volta com mais #Desintoxicação. Mas antes, quero sugerir uma música incrível e que tem tudo a ver com o tema. Chama Estranho sem Ninho - Ministério Zoe.
Espero que gostem, 
fiquem com Deus.
Beijos, Eva.


Comentários

Postagens mais visitadas