Eu lembro...



Olá galera! A paz do Senhor!
Voltei para vos trazer mais um post que Deus colocou em meu coração enquanto lia Jeremias e que se chama "Características do primeiro amor das quais Deus sente falta."

" O senhor Deus me mandou entregar a todos os moradores de Jerusalém a seguinte mensagem: 'Meu povo, eu lembro de quando você era jovem. Como você era fiel e como me amava quando éramos recém-casados! Lembro como me seguiu pelo deserto, por uma terra onde não havia plantações. Povo de Israel, você era só meu; era sagrado como o trigo que é colhido primeiro e oferecido a mim. Eu castiguei todos os que fizeram você sofrer e fiz cair o mal sobre eles. Eu, o Senhor estou falando."
Jeremias 2.1-3

Essa passagem me emocionou muito. Pois ainda no começo da fala, Deus diz: "Meu povo, eu me lembro", e nós conseguimos sentir uma melancolia lendo o que Deus falou. Sabe quando estamos com nossos amigos e começamos a relembrar os bons momentos que passamos juntos e sentimos uma saudade, uma falta daquele tempo? É exatamente isso que Deus sentiu quando entregou essa mensagem através de Jeremias.
Vamos olhar mais a fundo as características das quais Deus sente falta:

Meu povo eu me lembro...

De quando você era jovem
Juventude lembra ânimo, força. Assim como o apóstolo João falou lá em I Jo 2.14:
"Escrevo a vocês filhinhos, porque conhecem o pai. Escrevo a vocês pais, porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Escrevo a vocês jovens, porque são fortes (...)"
Deus sente falta de quando tínhamos força de irmos a Escola Dominical, a um evangelismo, de quando não inventávamos desculpas para faltar aos cultos... Deus sente falta da nossa força de vontade de buscá-lo e servi-lo.

De como você era fiel
Deus sente falta da nossa fidelidade. De como o colocávamos em primeiro lugar em tudo na nossa vida e de como renunciávamos qualquer coisa por amor a Ele. Quanto tempo faz que nós renunciamos algo por fidelidade a Deus? Deus sente saudades desse tempo.

E como me amava
"Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amavam como me amavam no princípio." (Apocalipse 2.4)
Deus sente falta de como o amávamos sem regras, sem limites, sem formas, sem poréns, de como simplesmente o amávamos! Deus sente falta de quando fazíamos loucuras por amor a Ele! Deus quer que voltemos ao primeiro amor.

Quando éramos recém-casados
Quem nunca prestou atenção em um casal de recém-casados? Em como fazem tudo juntos, andam de mãos dadas, fazendo de tudo para agradar um ao outro etc. Deus sente falta de quando vivíamos esse amor intenso por Ele.

Como me seguiu pelo deserto
Todos nós já ouvimos sobre como o povo de Israel seguiu a coluna de fogo e de nuvem enviada por Deus para guiar o povo. Apesar de todos os erros e murmurações durante o caminho, o povo seguiu a nuvem até chegarem a Terra Prometida. Deus sente falta da confiança que costumávamos depositar Nele. De quando o seguíamos sem receios, apenas confiando que os caminhos Dele são melhores que os nossos.

Você era só meu
"Pois vocês são o povo escolhido pelo Senhor, nosso Deus; entre todos os povos da Terra ele os escolheu para serem somente Dele." (Deuteronômio 14.2)
Deus sente falta da sua exclusividade. A quem pertencemos agora? Quem é a nossa prioridade? Um celular, um amigo, uma faculdade, um namorado(a), um trabalho? Deus quer que sejamos somente Dele. Que o nosso tempo, o nosso coração, a nossa vida seja somente Dele.

Era sagrado
"Mas vocês são raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2.9)
Deus sente falta da nossa santidade.

Oferecido a Mim
Estamos á disposição de Cristo? Nossa vida é uma oferta agradável à Deus?

Mas porque perdemos essas características? Deus nos dá a resposta lá no versículo 13 de Jeremias 2:"O meu povo cometeu dois pecados: Eles abandonaram a mim, a fonte de água fresca, e cavaram cisternas, cisternas rachadas que deixam vazar a água da chuva."
O nosso pecado foi abandonar o nosso Deus por coisas sem valor. Quanto mais nos afastamos Dele, vamos perdendo as características que o agradam. Mas Ele fez uma promessa em Jeremias 24.7:

"Porei no coração deles o desejo de reconhecerem que eu sou Deus, o Senhor. Então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus porque com todo o coração vão voltar para mim."

Que essa promessa de Deus venha a se cumprir na nossa vida.
Beijos, até o próximo post!


Comentários

  1. Kelly! como vai?
    saudades do seu blog, sucesso! beijão!
    https://iscaterine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda <3 Vou bem melhor agora que você voltou com seu blog. Beijos, linda...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas