#Desintoxicação - Busque a verdadeira felicidade


Olá galera, a paz do Senhor.
Começamos 2018 com o primeiro post do projeto desintoxicação (veja aqui) e hoje voltamos para continuar com essa série de posts que tem como objetivo iniciar o ano sem nada tóxico na nossa vida. Lembrando que o projeto tem como base o Sermão do Monte (Mateus 5-7).

Busque a verdadeira felicidade

Para muitos, a felicidade possui um conceito complicado e é algo mais complicado ainda de se alcançar. Mas porquê? Bem, quando pensamos em felicidade geralmente imaginamos uma casa enorme, um emprego dos sonhos, muito dinheiro no bolso, um relacionamento bem-sucedido etc. Essa é a fórmula que imaginamos para a felicidade.
Mas Jesus veio para mudar conceitos. E ele, logo no início do sermão do Monte descreveu em 10 versículos a verdadeira fórmula da felicidade e hoje iremos falar sobre ela. Abra sua bíblia em Mateus 5.3-12, leia e medite nesses versículos.
  • Felizes aqueles que sabem que são espiritualmente pobres (v.3)
Felizes aquelas pessoas que sabem que são pobres, miseráveis, incapazes, dignas do inferno. Felizes aqueles que sabem que sem Jesus e sua maravilhosa graça e bondade não são absolutamente nada. Quer alcançar a felicidade? Lembre que sem Deus você não é nada.
  • Felizes os que choram pois Deus as consolará (v.4)
É cientificamente comprovado os milhares de benefícios do choro. Ele evita depressão e outros males. Mas melhor que chorar, é ser consolado por um Deus misericordioso e bom. Um Deus fiel e que "me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações (Sl 6.9)." Eu não sei se você já teve a experiência de chorar, sozinho e de repente sentir um consolo tão grande no seu coração, uma paz tão grande dentro de si. Isso meu querido(a) é a felicidade de chorar para Deus, que mesmo em gemidos nos entende.
  • Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido (v.5)
Na Bíblia encontramos diversas promessas para aqueles que são humildes. Promessas como honra, exaltação etc. Lembre-se que "Quem teme ao Senhor e é humilde consegue riqueza, prestígio e vida longa (Pv 22.4)". O segredo da felicidade é a humildade.
  • Felizes as pessoas que tem fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas (v.6)
As pessoas que tem fome e sede de fazer a vontade de Deus são aquelas pessoas que o colocam em primeiro lugar na sua vida. Aquelas que buscam fazer a sua vontade. Essas pessoas são pessoas felizes, pois junto com a ordenança dada por Jesus de colocarmos Deus em primeiro lugar veio a promessa de que todas as coisas nos seriam acrescentadas e assim Deus nos deixará espiritual, física e materialmente satisfeitos.
  • Felizes as pessoas que tem misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. (v.7)
A Bíblia diz que Deus nos julgará de acordo com a forma que julgamos os outros. O versículo acima prova que o mesmo vale para a misericórdia. E o que é misericórdia? 
"sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó, compaixão, piedade."
Ou seja, quando você sente a dor de alguém, se compadece por alguém, Deus fará o mesmo por você. Por isso é que Paulo aconselha os fieis a orarem pelos irmãos que estão em cadeias como se estivéssemos presos com eles. Pois quando fizermos isso por algum dos pequeninos será como se estivéssemos fazendo pelo próprio Jesus. Você busca a felicidade? Seja uma pessoa misericordiosa.
  • Felizes as pessoas que tem o coração puro, pois elas verão a Deus. (v.8)
Felizes as pessoas que são livres de maldades, de impurezas no seu coração. Deus quer que nos santifiquemos, que tenhamos um coração puro. Jesus disse que o que torna impura uma pessoa não é o que entra, mas sim o que sai: " Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias (Mt 15.19)" Ou seja se você quer ser uma pessoa feliz purifique seu coração de todas as maldades, mentiras, mágoas e todas as outras coisas que desagradam ao Senhor e assim você verá a Deus.
  • Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus os tratará como seus filhos (v.9)
Seja uma pessoa pacificadora. Seja alguém que faz de tudo para viver em paz com o próximo. Alguém que não procura briga, que não fica com piadinhas irônicas, alguém que cuida da sua própria vida e ora por aqueles que não fazem o mesmo. Sigamos o conselho dado por Paulo em I TS 4.11:
"Procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes."
Viva em paz, busque a paz e seja feliz.
  • Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas (v.10-12)
Tem uma frase muito interessante que eu já ouvi uma vez que diz: "Se você não está sendo perseguido [na sua caminhada com Jesus] é porque você não está incomodando em nada o inferno." Ou seja, quando você é digno de ser notado e perseguido por conta do nome de Jesus, meu querido, fique feliz, pois isso significa que o reino do céu é seu. Vejam o exemplo de Pedro e os apóstolos quando foram levados à julgamento pelo Conselho dos sacerdotes judeus:
" Os apóstolos saíram do Conselho muito alegres porque Deus havia achado que eles eram dignos de serem insultados por serem seguidores de Jesus."
Atos 5.41

E lá em Apocalipse 4.4 vemos a promessa de que o Reino do Céu pertence aos que são perseguidos se cumprindo, pois João vê 24 anciãos, ou seja, os 12 líderes de Israel no Antigo Testamento (as tribos de Israel) e 12 do Novo Testamento (os apóstolos de Jesus).
Seja digno de ser perseguido por ELE e seja feliz.

Enfim, gente é isso. Demorei de postar mas o comprimento do post compensou não é? Ainda esta semana volto com mais #Desintoxicação
Um beijo e fiquem na paz.
Eva.

Comentários

Postagens mais visitadas